quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O dever do verdadeiro Atalaia

E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;

E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;

Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.

Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.

Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.

A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.

Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.

Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.

¶ Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então?

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?
Ezequiel 33



O que é Atalaia?

Era o vigia do castelo ou cidade, que ficava em uma torre onde podia ver todo o território ao redor, para assim avisar a população da cidade de qualquer perigo e desse modo desse tempo te se protegerem

Atalaia significa:
“Guarda; ponto alto de onde se vigia; vigia"

Onde ele fica?Qual seu papel?

Ele fica protegido em uma torre alta, onde pode ter uma visão melhor do que acontece ao redor. Sua missão é ver e avisar. O Atalaia era o olheiro da cidade, ele era responsável de ver o perigo chegando, as tropas inimigas se aproximando, para que assim desse tempo da população se proteger . Era ele quem também primeiro via os mensageiros trazendo as boas noticias.

O atalaia assim tinha uma grande responsabilidade, ela tinha que estar sempre atento, não podia dormir no ponto. Outro fator importante era não apenas ver o perigo chegar, ele tinha que avisar, ele era responsável pelas vidas daquelas pessoas que estava dependendo dele.

Os atalaias da bíblia e o de hoje...

Hoje em dia muitos ao nosso redor dependem de nós. Não possuem uma visão “mais ampla”, não conhecem a salvação, não sabem da vida eterna, ainda não estão com suas vidas em torres altas, sobre a rocha, ainda não conheceram a Jesus. Entretanto nós somos os encarregados de Deus. Somos a sua voz, o seu sinal, a trombeta que deve avisar o perigo de não ouvir a Deus, a trombeta que divulga a palavras de Deus.

O Atalaia não estava a toa e um lugar privilegiado, onde se tem uma visão vasta , nós não estamos a toa em nossos lugares, em cada local que Deus nos coloca é para sermos seus testemunhos vivos.

No texto Ezequiel fala da importância de avisarmos aqueles que não sabem do perigo, daqueles que não conhecem a mensagem de Deus. Deus diz que é nosso dever comunicar o ímpio de seus maus caminhos, se o mesmo não ouve, não muda seu agir, este será condenado, mas seu sangue não será sobre nós, ou seja, não será a nossa culpa, pois avisamos. Já se a palavra do senhor vir sobre nós e não a divulgá-la, o ímpio (o que não conhece a Deus), será condenado e a culpa será nossa.

Deus fala que não quer que ninguém seja condenado, Ele deseja que todos sejam salvos (11) “Ele não tem prazer na morte do ímpio.” No texto que lemos fala que nosso dever é dissuadir, ou seja, desenganar, aqueles que estão perdidos, aqueles que estão em perigo. (8)

Não é fácil ser Atalaia...

Os Atalaias eram os principais alvos do inimigo, pois se os mesmos fossem atingidos, as pessoas que dependiam dele iam ficar inseguras, e seriam alvos fáceis.Como castigo o Atalaia que falhasse e deixasse o inimigo atingir o castelo era morto. Da mesma forma hoje em dia não é fácil ser mensageiro da palavra de Deus, pois o diabo sabe que muitas pessoas dependem de nós. Deus também cobrará de nós as pessoas que deixarmos de avisar do perigo.

Deus nos chama para sermos atalaias...

Em Ezequiel 3:17 Deus chama Ezequiel para ser Atalaia “Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.” Hoje Deus também nos chama para sermos atalaias, sermos seus servos, para sermos “pescadores de almas”, assim como um dia ele chamou seus discípulos. Deus chamou pessoas simples para segui-lo, a única coisa que ele pediu foi que o seguisse.

“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”

Mateus 4 :19

Que sejamos Atalaias e estejamos preparados para ouvir a voz de Deus e poder transmiti-las as pessoas ao nosso redor, pois não foi sem propósito que fomos chamados, e temos a responsabilidade como cristão de transmitir a mensagem de Jesus aos não salvos, cumprindo assim o ultimo mandamento de Cristo. Para tanto devemos estar de coração atento para ouvir a voz de Deus e conhecer a palavra.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”

Marcos 16:15

Assim atalaia são Portadores da voz de Deus. Deus nos chamou como pregadores da sua palavra. Temos essa missão, somos responsáveis pelas almas ainda não salvas. Antes de tudo devemos ter amor às almas perdidas e estarmos dispostos a sermos usados por Deus, pois somos apenas um instrumento seu.




3 comentários:

  1. Que palavra tremenda, é isso que Deus quer de nos nos dias de hoje...

    Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.

    Amem

    ResponderExcluir
  2. voua pregar essa palavra amanhã .. algo de DEUS vai acontecer lá naquele lugar !!!

    ResponderExcluir
  3. “É feliz a nação cujo Deus é o Senhor Jesus Cristo”! Salmos 33:12
    “Quando os justos governam, o povo alegra-se; mas, quando os ímpios dominam, o povo geme”! Provérbios 29:2

    Romanos 1.15 E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma (No Brasil e nos quatros cantos do mundo.).
    1.16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...
    1.17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
    1.18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça (subornos, falcatruas e inverdades);
    1.19 porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
    1.20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
    1.21 porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram (se exaltaram), e o seu coração insensato se obscureceu.
    1.22 Dizendo-se sábios tornaram-se loucos.
    1.23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
    1.24 Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si;
    1.25 pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!
    1.26 Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural (lesbianismo), no contrário à natureza.
    1.27 E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão (homossexualismo), cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
    1.28 E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;
    1.29 estando cheios de toda iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade (consumo e comercialização de drogas diversas (inclusive as bebidas alcóolicas e o cigarro);
    1.30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;
    1.31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
    1.32 os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

    ResponderExcluir